05/08/2015

Mural de pintura em casa DIY


Quando as crianças exploram a arte estão a testar diferentes possibilidades e a responder a vários desafios. A criatividade que a arte permite, mostra-lhes que um problema pode ter várias soluções.

Uma das associações locais promoveu uma série de atividades para crianças. Uma das actividades consistia  num mural de pintura. Disponibilizaram um mural gigante feito de papel cenário, pregado numa parede. Achei a iniciativa muito interessante e mais feliz fiquei quando percebi que a minha pequena adorou. Passou muito, mesmo muito tempo imersa nessa actividade. 

 



Em vez de seguir regras especificas ou algum tipo de direção, a criança fica absorvida pela descoberta que a pintura permite.

Decidi aplicar a idea do mural em casa, numa parede exterior. Comprei tela de plástico transparente. Colei na parede com fita-cola de dupla face forte. Depois foi só colocar folhas de vários tamanhos ou papel cenário, materiais de pintura diversificados á disposição... e deixar a imaginação da criança á solta...






 Quando as crianças se podem expressar livremente o mundo á nossa volta transforma-se. Qualquer rabisco pode tornar-se num barco... á procura de um tesouro, ou uma lua a sorrir para o sol...




A arte deixa o fim sempre em aberto e por isso as crianças sentem que são bem sucedidas e isso dá-lhes auto-confiança para continuarem a sua expressão artística.

Este DIY é fácil, basta encontrarem uma parede externa ou interna e "protegerem" a parede com uma tela plástica (se não quiserem colocar o papel direto na parede)


Deixo aqui um vídeo lindo, do blogue www.mericherry.com, que exprime muito bem todas estas ideias.


4 comentários:

  1. Eu comprei o rolo de papel do Ikea e colo na parede pedaços grandes ou até no chão e pintamos os dois!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Muito grata pelo seu comentário. Esses momentos são lindos, não são? Em breve vou fazer um post sobre este tema com mais ideias. Fique atenta! :-)

      Eliminar
  2. Olá! Muito grata pelo seu comentário. Esses momentos são lindos, não são? Em breve vou fazer um post sobre este tema com mais ideias. Fique atenta! :-)

    ResponderEliminar
  3. Olá! Muito grata pelo seu comentário. Esses momentos são lindos, não são? Em breve vou fazer um post sobre este tema com mais ideias. Fique atenta! :-)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...