08/12/2015

Actividades para as Férias de Natal inspiradas em Montessori





Dezembro é um mês de correria e de muitos preparativos. Mas é também um mês de magia, de reunirmos a família e de Férias de Natal. Aproveitemos bem estes momentos únicos com as nossas crianças. Não tens ideias? Queres fazer algo diferente e com inspiração no método Montessori? Então, trago-te umas ideias criativas para partilhares com as tuas crianças, em familia e assim usufruirem  de todo o ambiente natalício.

A sugestão deste artigo foi dada pela Mãegazine, que tem sempre excelentes ideias Leste o post das Actividades para os Dias de Chuva no blog da Mãegazine? Tem lá muitos artigos interessantes, como o Mãedamento nº5.
Se sim, sabes quais são as principais regras para elaborar estas actividades. Também podes ler mais sobre este assunto aqui.

As ideias que apresento são todas com material que já tinha por casa. Antes de pensares em comprar coisas, procura bem nos fundos das gavetas, objectos e materiais que possas aplicar.

Espero que gostes de preparar estas actividades para as tuas crianças e sobretudo que elas se divirtam. É um tipo de diversão diferente, pois exige trabalho de motricidade e muita concentração. Com alguma sorte e dependendo das idades e das crianças, o “entretenimento” dura bastante tempo.

Podes começar já a prepará-las! Estão programadas para as férias de Natal, mas aviso já que a tentação em passar á acção com os miúdos é enorme.


1 – Grinalda de enfeites de Natal
Faz uma grinalda com corações e estrelas e pequenos objectos alusivos ao Natal. Aqui cortei estrelas e corações em papel tipo EVA com cores brilhantes (fiz um orifício com o furador)  e juntei pequenos sinos e instrumentos musicais. A corda é de pequenas bolinhas de metal, mas pode ser com tecido, lã ou fio. A criança irá fazer o jogo de cores e objectos como gostar e está a trabalhar a sua motricidade fina ao enfiar a corda nos objectos. No final a grinalda irá decorar a árvore ou algum cantinho da casa!




2 – Espetar pompons na caixa de sapatos

Qualquer caixa de sapatos serve. Colei no topo papel de embrulho com desenho de estrelas. Os pompons brilhantes foram colados numa das pontas dos palitos. A outra ponta serve para espetar na caixa. Em vez de colares papel de embrulho, podes desenhar directamente na caixa um desenho alusivo ao Natal, por exemplo um pinheirinho e decorar com os espetos de pompons. Se a criança for pequenina e ainda não conseguir espetar, podes fazer previamente os furos e depois ela tenta encaixar.




3 – Descobrir a peça que falta
Com objetos de decoração de Natal, de preferência pequenos, fazes o jogo da peça que falta. Escondes as peças em falta na meia do Pai Natal ou num saquinho e o efeito surpresa aumenta!




4 – Corresponder formas e desenhos de Natal
Esta é muito simples. Com as formas de biscoitos para o Natal, desenhas o rebordo em cores diferentes. Dispões as formas e depois a criança faz a respectiva correspondência do desenho com o objecto.




5 – Carimbos de batata
Com as mesmas formas utilizadas na actividade anterior, aplicas na batata e cortas o excedente do formado. Assim ficas com carimbos de batata! Seca bem o interior da batata porque liberta sempre água. Passas um pincel com tintas próprias para criança e é só começar a carimbar.






6 – Adesivos e Efeito Sombra
É fácil encontrar vários tipos de adesivos/autocolantes com imagens natalícias. Tiras uma cópia. Esta será o efeito sombra da imagem colorida. A criança cola a imagem a cores em cima da respectiva sombra.





7 – Descobrir objectos na caixa de feijões
Nesta foto é possível ver os objectos, mas foi apenas para efeito fotográfico. O objectivo é encher uma caixa de feijões e esconder vários tipos de objectos, com a temática natalícia. A criança vai descobrindo e vai conversando sobre esses objectos.




8 – Arte colorida
Para esta actividade é necessário cola branca, sal de mesa, corante alimentar, gliters variados.
Podes desenhar qualquer coisa. Cobres as linhas com cola branca (a ficar uma goma alta), deitas sal de mesa por cima da cola, corantes alimentares e gliters. A pipeta serve para colher o corante e deitar sobre a linha de cola. Este movimento de mão e dedos para a criança, ao apertar a pipeta, é muito importante. É um das formas de desenvolver o movimento de pinça.



9 – Salta e recolhe
Esta actividade exige mais movimento físico. Para a foto não espacei muito as placas de eva brilhantes, mas deverá deixar-se mais espaço para a criança se movimentar. A intenção é  saltar de placa em placa, recolher o objecto de cada placa e deitar no cesto. Não se pode calcar a placa e não se pode deixar cair o objecto. O grau de dificuldade pode se tanto maior quanto mais forem as placas e os objectos.


Bom Natal!


2 comentários:

  1. Ainda bem que vim "cair" aqui! Adorei as ideias! Deixa ver o que o meu reguila de 17 meses faz! Acho que vai adorar encontrar coisas de Natal em feijões ou até mm fazer a prenda dos avós espalhando purpurinas!!! :) :) :) Grata :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! Ainda bem que veio parar aqui! Espero que aproveitem bem as sugestões. Grata

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...