03/01/2016

The Secret of Childhood - O livro



Se tens alguma curiosidade em saber de forma generalizada como funciona a abordagem pedagógica de Maria Montessori, podes ler a apresentação, que escrevi no blog, sobre o livro Montessori Madness.

Li também, há algum tempo o livro The Secret of Childhood
Adorei!
Talvez este livro possa ser o ponto-de-partida para entender todo este conceito pedagógico.
Não é um livro prático, que explique o manuseamento dos materiais utilizados, dos seus objectivos, nem tão pouco as suas vantagens. É um livro muito profundo, que realça muito mais o desenvolvimento da criança e a preparação do adulto. Na minha opinião, este livro é excelente para entender bem o papel do adulto na vida da criança.  Aborda de forma analítica o trabalho que o adulto deve desenvolver em si mesmo.

Selecionei algumas frases (tarefa difícil) de alguns capítulos, que me parecem muito importantes para uma boa reflexão.

Respira fundo. Lê com calma.




Quando conversamos com outras mães ou amigas, falamos sobre os nossos filhos. Como comem, se dormem, se gostam da escola, etc. Mas quantas vezes falamos sobre a nossa necessidade de mudar? Mudar!? O quê?
A prespectiva. A forma como olhamos para eles.





E se conseguíssemos desbloquear a ideia de que eles não são capazes. E se conseguíssemos observar de verdade as suas necessidades, gostos e sentimentos?



Porque é que nessas conversas que temos com os outros, sobre eles, falamos muitas vezes em termos de conflitos (?): “ele porta-se tão mal”; “deita a comida toda ao chão”; “estou sempre a dizer-lhe a mesma coisa” e por aí adiante.




A maior parte dessas fontes de conflito deriva da nossa falta de empatia pela criança e da nossa incapacidade de escutar.
Maria Montessori já abordava este assunto, que os livros actuais de parentalidade consciente ainda continuam a chamar á atenção.
Por tudo isto é que considero o  livro The  Secret of Childhood um bom ponto-de-partida para um estudo mais profundo sobre a criança.

Mas há mais! 
Montessori explica claramente a relação da criança com o mundo que o rodeia. O desejo natural que a criança tem em observar é o que ela refere como a inteligência do amor.






O livro tem trinta capítulos divididos em três partes. A primeira parte  aborda a parte mais holística sobre a Era da Criança e sobre os Períodos Sensíveis. A segunda parte, mais pragmática, refere-se á Educação da Criança e toca nos assuntos das recompensas e dos castigos, da disciplina e da normalização e dos desvios de comportamento. A terceira parte, descreve vários aspectos da relação entre o adulto e a criança.
São trinta capítulos recheados de informação e de emoção.  Acho que é um livro contagiante!

A edição deste livro (segundo informação da Editora) foi em 1972. Maria Montessori faleceu em 1952. Portanto, já lá vão muitos anos. Felizmente a vida das crianças melhorou muito.

O que achaste deste artigo?
Já leste o livro?
Deixa aqui os teus comentários.
Segue este blog no Facebook, no Instagram e  no Google+ .




0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...