26/04/2016

DIY Letras e Números



No método Montessori, a abordagem ao alfabeto e aos números tem um percurso próprio. No post 8 ideias para explorar o alfabeto explico de forma geral esta questão. No método Montessori são usados materiais muito concretos para a aprendizagem das letras e dos números. Deste percurso fazem parte os encaixes geométricos, as letras de lixa e a caixa de areia.

Não sendo propriamente o material com as especificidades aplicadas no método, criamos cá em casa uma outra forma de abordar as letras e os números, mas sempre inspirados em Montessori.  ;)




Os materiais que utilizamos foram:
  • letras adesivas em cortiça, em eva e em feltro. 
  • argolas
  • post-it nas cores azul, rosa e verde*.
  • folha de plastificação, furador, cortador de cantos
*Post it Azul para as vogais, rosa para as consoantes e verde para os números, tal e qual é definido pelo método montessori.
Em alternativa ao post-it, podes usar cartolinas. Preferi post-it, porque achei mais simples, o tamanho era o adequado e não tinha de estar a cortar.



Colocamos o post-it na folha plástica, para plastificaçao. Este passo faz sentido, para que o material tenha bastante durabilidade ou para uso escolar mais frequente.




Depois de cortados os cartões á mesma medida (mais ou menos, aqui em casa é mais para o menos. Mesmo com guilhotina ás vezes os cortes saiem ligeiramente inclinados!), estão prontos para colar as letras adesivas.
No final é só fazer um furo na extremidade de cada cartão e colocar uma argola para prender, como se vê na primeira foto deste texto.




Uma forma de trabalhar com estes cartões de letras é delinear com o dedo a forma das letras. Também este movimento deve ser feito com a toda a calma, da esquerda para a direita, uma letra de cada vez. De acordo com Montessori este movimento de pré-escrita, ajuda muito a criança na sua aprendizagem.



Seguindo sempre o ritmo da nossa criança e de acordo com a elaboração dos materiais, irei escrever sobre os encaixes geométricos, as letras de lixa e a caixa de areia. Estes materiais são muito ricos e é engraçado construi-los junto das nossas crianças. Não interessa apenas o objetivo final da atividade, mas sim todo o processo de construção e participação da criança. Não está aqui em causa, tão pouco, o ato de "ensinar o alfabeto". O que está presente é sempre o amor e a dedicação. E as crianças sentem isso de forma muito sensível. Talvez seja uma sugestão, para evitar comprar mais um brinquedo. Porque não, mediante os vossos ritmos, passarem uma tarde juntos, a construir este material?












0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...