11/09/2017

Parentalidade Positiva


Os pais são o espelho sempre continuado da vida dos filhos. O olhar de confirmação que eles procuram, a fonte diariamente reforçada de um amor-próprio que circula como seiva para além de qualquer pergunta, acima de qualquer resposta, e alimenta os ramos, as folhas, mais tarde as flores. E os filhos são a imagem do que, em cada momento das suas vidas, os pais lhes puderam ou quiseram dar, a expressão mais visível de um jardim parental. Pedro Strecht
A parentalidade é um caminho de auto-conhecimento. Buscamos o melhor de nós. Não existem fórmulas. Não temos sempre as respostas. É neste trajecto que, a leitura de um livro pode fazer a diferença. Um livro é sempre um bom companheiro de viagem. 

O livro Parentalidade Positiva, de Pedro Strecht, publicado pela editora Verso de Kapa, é uma excelente leitura para quem deseja melhorar a sua relação com as crianças. Através de alguns exemplos da sua experiência pessoal e clínica, a análise da mensagem torna-se mais clara e por isso mais directa.
Numa escrita cativante e serena, em cada página, o autor oferece-nos um espaço para reflexão. Ao estilo de escrita narrativa e fluída, o autor aborda temas essenciais, que nos preocupam enquanto pais e educadores. Desde a comunicação entre pais e filhos, novas tecnologias, birras, castigos, hiperactividade, sono, à separação, divórcio e novas famílias, pelas cento e trinta e cinco páginas, encontramos vinte capítulos:
  1. Relativizar os problemas
  2.  A construção da autoestima
  3.  Reforçar positivamente
  4.  Comunicação entre pais e filhos
  5.  A gestão do tempo no dia a dia
  6.  Da dependência à autonomia
  7.  A importância do sono
  8.  Alimentação na infância
  9.  Regras e limites
  10.  Birras, oposição, castigos
  11.  Brincar é fundamental
  12.  A criança e os media
  13.  O peso das novas tecnologias
  14.  Mente sã em corpo são
  15.  Hiperatividade e défice de atenção
  16.  Escola e aprendizagem escolar
  17.  Sobre a utilidade da Expressão Artística
  18.  Separação, divórcio e novas famílias
  19.  A criança perante a doença e a morte
  20. Trauma na infância

Ainda hoje, em pleno parque infantil, assisti a uma cena miserável: um adulto que violentamente deu um puxão de orelhas, a uma criança de pouco mais de quatro anos. Não é episódio único. Não há razão alguma, para justificar este tipo de agressão. Estes adultos precisam de ler este e outros livros sobre educação. Por isso, saliento a frase na imagem anterior, que faz parte do capítulo dez, das birras, oposição e castigos. A sociedade em geral precisa de evoluir nesta questão, pois é demasiado comum. 
Avançamos muitíssimo em milhares e milhares de anos de civilização mas, mesmo assim, é espantoso acreditar que só as últimas décadas trouxeram uma noção bem definida de protecção à infância, de direitos dos mais novos e de necessidade de suporte a quem se torna pai ou mãe. Pedro Strecht

BOAS NOTÍCIAS
A editora Verso de Kapa vai oferecer dez exemplares deste livro, a quem também comprar o livro Educar com o Coração - Pedagogia Montessori em Casa
Para mais detalhes acompanhem o facebook do Taquid. 
Grata. 💚

2 comentários:

  1. Epá fiquei muito interessada nisto.... dois livros que queria muito ter!!!! Tem que ser pelo fb...?!?! Não sou nada assídua nessa rede social.... não há outra forma?!?
    Beijinhos da costa alentejana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alexandra, mal anunciei, os livros voaram! Foi muito rápido! Beijinhos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...